Conselho Científico

João Couvaneiro
Presidente do Conselho Científico da AI9.PT
Conselheiro do Conselho Nacional de Educação; Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning; integra o Conselho Pedagógico do Almada International School e é Apple Professional Learning Specialist. Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Tutor na Universidade Aberta. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Lecionou em diversos estabelecimentos de ensino básico e secundário (Escola António Augusto Louro, St. Peter’s School e no Colégio dos Plátanos). Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box. Tem feito investigação na área da história social e política, com destaque para as temáticas relacionadas com história da educação. Tem apoiado processos de inovação educacional e de integração das tecnologias em contextos educativos. Reconhecido como Apple Distinguished Educator, foi também finalista da edição mundial do Global Teacher Prize. Integrou a Direção da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi membro do Conselho de Administração do Madan Parque. É membro do Conselho Estratégico Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital. Integrou o Conselho Geral de diversas escolas agrupamentos de escolas. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Almada nas eleições autárquicas de 2017-2021, onde assumiu a vice-presidência e diversos pelouros, entre eles o da educação. No mandato de 2021-2025 é deputado municipal e preside à Comissão de Educação, Desporto, Juventude e Cultura da Assembleia Municipal de Almada.

Ângela Lemos
Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), desde abril de 2022. Professora adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), desde 1998. Doutorada em Educação (2015). Membro do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) desde abril de 2022. Membro da Comissão Permanente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) desde setembro de 2022. Conselheira do Conselho Nacional de Educação desde janeiro de 2023. Ao longo da carreira profissional tem desempenhado vários cargos dos quais se destacam: Vice-Presidente do IPS, Diretora da ESE/IPS e Subdiretora da ESE/IPS, coordenadora de mestrado em educação pré-escolar; tem vasta experiência na coordenação e acompanhamento de estágios em educação de infância, nomeadamente em educação pré-escolar; orientadora de teses de mestrado na área da educação de infância. A sua área de investigação centra-se na compreensão das práticas pedagógicas das educadoras de infância em contextos educação de infância.

Clara Raposo
Reitora do ISEG, Escola de Economia e Gestão de Lisboa, Universidade de Lisboa desde julho de 2018, onde é também Professora Catedrática de Finanças desde 2010. Foi Responsável pela Área Científica de Finanças no Departamento de Management, Diretora do Mestrado em Finanças, Diretora do Mestrado em Gestão e Coordenadora da Pós-Graduação em Análise Financeira e do Programa Executivo de Finanças Sustentáveis: Financiamento Verde e Climático.

Carlos Zorrinho
Professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, foi eleito deputado à Assembleia da República, pelo Partido Socialista, nas eleições legislativas 1995, 1999, 2002, 2005, 2009 e 2011, e chamado a funções governativas em 2000 como Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna(sendo primeiro-ministro António Guterres) e em 2009, como Secretário de Estado da Energia e da Inovação(sendo primeiro-ministro José Sócrates). Entre 2005 e 2009 foi coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Catarina Marcelino
Licenciou-se em Antropologia pelo ISCTE. Construiu o seu percurso de ativismo cívico e político através de experiências de voluntariado na AMI, Comunidade Vida e Paz, na Liga Portuguesa Contra a Sida e como dirigente das Mulheres Socialistas. Trabalhou em Câmaras Municipais, foi Adjunta do Secretário de Estado da Segurança Social e Presidente da CITE. Foi Secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade, foi Deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista e é Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social.

Eduarda Ferreira
Psicóloga educacional, investigadora integrada e coordenadora do grupo de investigação Desigualdades, Cidadania e Género do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na FCSH NOVA, Portugal. Com formação em Psicologia Educacional, mestrado em Sistemas de Gestão de e-Learning e PhD em Geografia Social e Cultural, os seus interesses de investigação, são: TIC na educação,inclusão digital, género e sexualidades, e igualdade de género. Desenvolveu um projeto de investigação de pós-doc sobre “Gender@ICT: gaps, co-production and equity“. É membro da equipa de investigação EU Kids Online Portugal. Publicou e apresentou comunicações sobre tecnologias digitais, género e sexualidades.

Eugenia Smyrnova-Trybulska
Doutora em Pedagogia, Professora do Departamento de Ciência da Computação e Matemática na Borys Grinchenko Kyiv University; Professora da Universidade da Silésia (Polônia) na Faculdade de Artes e Ciências da Educação em Cieszyn e Coordenadora da Conferência Aspectos Teóricos e Práticos do Ensino à Distância É autora de mais de 240 artigos científicos e monografias na área de metodologia de E-learning, TIC na Educação, Multimédia, Formação de Professores na área de TIC e e-learning e pesquisadora e coordenadora de vários projetos internacionais de pesquisa e educação, por exemplo (www.irnet.us.edu.pl), editora-chefe do jornal International Journal of Research in E-learning (IJREL),onde publica séries de Indexação de e-learning no WoS.

Fernanda Ledesma
Presidente da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Diretora do Centro de Formação de Professores (CFANPRI). É membro do Concelho Científico do Instituto de Avaliação Educativa. Tem vários artigos publicados em atas de conferências e revistas, faz frequentemente comunicações em seminários e outras iniciativas no âmbito da atividade docente e enquanto dirigente associativa. Autora de manuais escolares para a disciplina de TIC, no 7º e 8º anos de escolaridade, na Editora ASA do grupo Editorial Leya.

Filipe Carrera
Orador e formador internacional com vasta experiência no mundo empresarial e académico, que lhe possibilita criar uma experiência de aprendizagem única e bem-humorada.
Os seus principais tópicos são: Networking, Marketing Digital, Social Learning, Comunicação, Trabalho Colaborativo e Liderar no Século XXI.
Professor em várias Universidades de referência em Portugal, Espanha, Roménia e Equador.
Formador e orador em mais de 50 países em 4 continentes, em 3 idiomas (Português, Inglês e Espanhol).
Autor de diversos livros sobre o mundo digital disponíveis em 7 idiomas em mais de 80 países.

Henry Chero Valdivies
Professor da Universidade Católica Los Ángeles de Chimbote, Chefe do Escritório de Redes de Cooperação da Universidade Católica Los Ángeles de Chimbote e criador da Rede de Professores da América Latina e Caribe (RedDOLAC), além de ser Diretor do Escritório Técnico da Rede de Universidades Inclusivas Virtual Educa (RUIVE).

João Duque
Professor catedrático no ISEG, em 2009 tomou posse como Presidente, terminando o seu mandato em 2012. Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG, Universidade Técnica de Lisboa em 1984, obteve o grau de doutor em 1994 pela Manchester Business School com a tese “The Meaning of Implied Volatility in Pricing Stock Options Traded in Options Markets”. Para além das actividades académicas, João Duque também escreve a coluna Confusion de Confusiones no Expresso e foi um dos membros do painel permanente do programa Plano Inclinado no canal de televisão português SIC Notícias, canal onde permanece como comentador económico.

João Gabriel Ribeiro
Co-Fundador e Director do Shifter. Assume-se como auto-didacta obsessivo e procura as raízes de outros temas de interesse como design, tecnologia e novos media.

João Mouro
Professor especializado em educação, tecnologias educativas e gestão de projetos, com mais de 15 anos de experiência em e-Learning, formação de professores e gestão de plataformas de aprendizagem, como o Moodle. Licenciado em Ensino das Ciências da Natureza e pós-graduado em Ciências da Educação pela FCT/UNL, encontra-se atualmente a frequentar o doutoramento na mesma área, com foco nas TIC na educação. Ao longo da sua carreira, destacou-se profissionalmente na NOVA SBE, na FCT/UNL, estando atualmente na Egas Moniz School of Health and Science no Departamento de Inovação Pedagógica, e também como Consultor na Iniciativa Educação da Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.

Jorge Araújo
Ex-Reitor da Universidade de Évora por três vezes e durante 12 anos, condecorado recentemente por Cavaco Silva com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, foi agora homenageado pela sua Universidade, que atribuiu o seu nome à Biblioteca do Colégio dos Leões, numa cerimónia do dia da Escola das Artes.

Jorge Pinto
Professor Coordenador Jubilado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo-lhe sido concedido o título de Professor Emeritus do IPS. Desde 1986 desempenhou diversas funções de Coordenação Pedagógica e Científica, nomeadamente a coordenação dos Cursos de Formação Inicial de Educação Pré-Escolar e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico e Gestão e Administração de Escolas em parceria com a Escola de Ciências Empresariais. É Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho e Pós-graduado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e School of Education, Universidade de Bristol. Tem trabalhado em diversos Projecto de Formação e Inovação Pedagógica ao nível nacional e internacional nomeadamente em projetos de cooperação com nos países da CPLP. A sua área de especialidade, para além da formação de professores, incide na área da Avaliação das Aprendizagem dos onde tem inúmeras publicações nacionais e internacionais. Foi presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação de 2010 a 2018 e ao Conselho Científico Pedagógico da Formação de Professores de 2008 a 2013.

Nataliia Morze
Professora da Borys Grinchenko Kyiv University, membro correspondente da Academia Nacional de Ciências Pedagógicas da Ucrânia. Os seus interesses profissionais e científicos são nas áreas de tecnologias de ensino à distância, educação de adultos, implementação de tecnologias de informação e comunicação no processo educacional de instituições de ensino secundário e superior, criação de ambiente de ensino e aprendizagem científica e desenvolvimento de competências de informação de professores. É autora de mais de 400 artigos científicos na área da informática, informática em escolas primárias e secundárias, metodologia de aprendizagem, TIC na educação, multimídia, formação de professores na área das TIC e e-learning. É pesquisadora e coordenadora da Ucrânia e de projetos científicos e educacionais internacionais.

Neuza Pedro
Professora Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Educação na especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Possui Formação posgraduada em E-teaching pela Universidade de Agder-Noruega e em Online Assessment pela Universidade de Wisconsin-Stout nos Estados Unidos. Obteve Agregação pela Universidade de Lisboa na área da Educação a distância no Ensino Superior. Assume a coordenação doDoutoramento e do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo igualmente membro da comissão diretiva do Programa Doutoral TELSC (Technology-enhanced Learning & societal challenges)da Universidade de Lisboa, Minho e Aveiro. Integrou o Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores de 2018 a 2024. Assumiu, entre 2010 e 2019, a coordenação do Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa.

Olga Yakovleva
docente do programa de mestrado em Tecnologias da Informação na Educação. Desenvolvedor do conteúdo e métodos de ensino das disciplinas, Comunicação de ambiente virtual de aprendizagem, Atividades educacionais em e-learning. Cursos de formação de professores no uso da tecnologia da informação na educação. O professor da Intel – Ensine para o Futuro.
(em atualização)

Oriol Parés
Especialista em radio-oncologia. O Dr. Parés juntou-se à Fundação Champalimaud em 2012, onde é, desde então, responsável por radio-oncologia na unidade do Digestivo, fazendo também parte da unidade da próstata. Os seus interesses são problemas pélvicos e toxicidades relacionadas com tratamentos. Em 2009, após a conclusão da sua especialização, foi galardoado com um prémio para a melhor discussão de casos clínicos, pela Sociedade de Oncologia Catalano-Balear.

Rui Ribeiro
Licenciado em Informática e mestre em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Conta com mais de 30 anos de experiência profissional nas áreas de desenvolvimento de software, administração de sistemas e inovação tecnológica. Especialista em tecnologias de vídeo sobre IP e plataformas de ensino a distância, destaca-se pela sua liderança no desenvolvimento inicial da NAU, Plataforma Nacional Portuguesa de Cursos On-line abertos (MOOC). Este projeto teve como missão democratizar o acesso à formação online, oferecendo um espaço de difusão de cursos para instituições e uma ferramenta de aprendizagem acessível à população, com forte impacto para a promoção do ensino superior e da língua portuguesa a nível global. Ao longo da sua carreira, Rui Ribeiro tem-se dedicado à integração de novas tecnologias no contexto educativo, com recente interesse nas potencialidades da inteligência artificial aplicada à educação e à sociedade. A sua abordagem é orientada por uma curiosidade contínua e pela busca de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios contemporâneos da formação e do conhecimento.

Sixto Cubo Delgado
Diretor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Extremadura e professor dos programas de doutorado desse departamento, ministrados em várias universidades europeias, latino-americanas e africanas. Professor Universitário na Área de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Extremadura. Graduado e Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madrid. A tese de doutorado, intitulada DID: Sistema Especialista para Avaliação e Diagnóstico da Depressão, teve como objetivo projetar, desenvolver e avaliar um sistema baseado em inteligência artificial para avaliar, de acordo com os protocolos de análise do comportamento funcional e diagnóstico nosológico do DSM, problemas depressivos. Ocupou cargos de responsabilidade na gestão acadêmica, como a direção do Departamento de Ciências da Educação, a coordenação do Programa de Doutorado em Inovação na Formação de Professores, o aconselhamento e análise da prática educativa, a coordenação do Mestrado Universitário em Investigação em Formação de Professores e TIC, a direção da modalidade virtual do C.A.P.; a direção do Mestrado em Educação Especial e a inclusão Educacional. É membro do Conselho de Administração da Universidade da Extremadura, membro do Senado Universitário; Diretor da Secretaria de Novas Tecnologias e Recursos Virtuais, diretor de Pesquisa e Prospecção Educacional do I.C.E. e diretor de Novas Tecnologias do I.C.E.

Xabier Bosagain
Engenheiro de Telecomunicações pela UPM, Doutor pela UPV-EHU. Professor da Universidade do País Basco – Euskal Herriko Unibertsitatea do Departamento de Engenharia de Sistemas e Automação da Escola Técnica Superior de Engenharia de Bilbao. Ministrou cursos de sistemas digitais, microprocessadores, controle digital, modelagem e simulação de sistemas de eventos discretos, aprendizagens e ferramentas colaborativas para a educação. A sua investigação desenvolve-se nas seguintes áreas: a) soft computing e ciências cognitivas aplicadas a STEM, b) tecnologias de aprendizagem e ensino aplicadas à educação online e educação inclusiva, c) realidade aumentada / virtual e tecnologia móvel.