O Digital é a área que mais procura tem, quer seja pelas empregas na procura de recursos humanos qualificados, quer pelas pessoas para se adaptarem ao “novo mundo”, as Competências na área do Digital são hoje um fator determinante na contração de recursos humanos, desde as competências mais básicas até as mais avançadas como é o caso da programação.
Não é por acaso que a transição digital faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência. Efetivamente o chamado “digital” já faz parte das nossas vidas, quer no contexto pessoal em que os novos serviços estão presentes no nosso dia a dia, quer no contexto profissional em que a automatização de processos ou os novos serviços alteram fortemente os vários modelos de negócio.
Mas toda esta transição não se faz sem pessoas, são elas que desenvolvem os novos serviços e, com a sua capacidade de inovação mudam os modelos de negócio.
Mas esta capacidade de mudança liderada por pessoas, tem um constrangimento forte, precisamente nas pessoas, ou seja, faltam recursos humanos qualificados para assegurar a velocidade de transformação que pretendemos, e que será um dos pilares de recuperação económica do País. O ReQualific@ tem esse propósito, desafiar as pessoas para que venham trabalhar para o setor “digital”.
Assim propomos um programa intensivo (4 meses) formação na área do Digital em domínios emergentes como a Programação e Sistemas de Informáticos, após o adequado período formativo, os formandos serão integrados em componente de Formação em Contexto de Trabalho, com a duração de 3 meses, nas Empresas/Instituições que tenham necessidades de quadros nas áreas das tecnologias digitais.
Com o objetivo de motivar os formandos e introduzir uma componente socioeconómica do programa, iremos junto de parcerias locais e entidades, tentar que os formandos possam receber uma bolsa de formação mensal que lhes permita maior autonomia e investimento no seu percurso formativo.
| OBJETIVOS |
Contribuir para o desenvolvimento de competências digitais para o mercado de trabalho em população em idade ativa e em situação de vulnerabilidade, com foco na população jovem adulta;
Integração em Mercado de trabalho e na sociedade;
Aumentar a qualificação de pessoas nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação;
Certificação de competências;
Facilitar o processo de inserção sociolaboral, possibilitando aumentar o sucesso da sua empregabilidade;
| GRUPO ALVO |
Jovens à procura de 1º emprego ou de novas oportunidades de qualificação;
Pessoas na situação de desemprego ou em risco de exclusão social e pobreza;
Outras pessoas ou agregados em situações atípicas de risco, vulnerável e/ou não cobertas por qualquer outra medida ou programa público em funcionamento.
MORADA: Mercado Municipal do Monte de Caparica
Rua Alfredo Cunha, Loja 8
2825-355 Caparica, Portugal
TELEFONE: 964 973 644 | 924 744 376
EMAIL: geral@ai9.pt