| PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO |
Pretendemos promover a inserção social, combater o insucesso e abandono escolar através da vertente digital, combatendo as causas que estão na base dos fenómenos de exclusão social do território mais vulnerável, através dos processos de capacitação, participação, envolvimento das comunidades educativas e de criação de respostas nas áreas da educação com recurso as tecnologias e aprendizagens na área digital.
Um programa revolucionário que proporciona, aos alunos e comunidade educativa, um conjunto de experiências diversificadas, interativas e adaptadas à idade e território (Baixa da Banheira e Vale da Amoreira);
O século XXI evidencia mudanças velozes e imprevisíveis no mundo que têm levado diferentes países a reconhecer que as competências que os estudantes do século XXI necessitam de adquirir são claramente distintas das que gerações anteriores alcançaram (Griffin & Care, 2014). Segundo a Estratégia de Desenvolvimento Local alguns dos pontos fracos são a elevada taxa de abandono escolar e repetência, a insuficiente resposta para crianças e jovens em períodos não letivos e de atividades diferenciadoras e que potenciem as áreas de futuro e empreendedorismo, combatendo
o abandono e insucesso escolar.
Pretendemos capacitar os alunos para uma aproximação as novas tecnologias e um desempenho mais eficaz que lhes permita perceber as suas habilidades, desenvolver a lógica, raciocínio e a sua literacia digital e capacitar os professores titulares para o trabalho em sala de aula com recurso
as STEAM;
Sensibilizar as comunidades educativas para a autorregulação comportamental e desenvolvimento de um comportamento pro-social no contexto das novas tecnologias;
Permitir aos alunos uma aproximação ao “mundo” STEAM/TICE, código, robótica, modelação e impressão 3D, ciências, Imagem e Vídeo Digital, que os leve perceber os potenciais da área digital, da programação, e incrementar a lógica e o raciocínio potenciando o pensamento computacional, desenvolver criatividade, trabalho em equipa, pensamento crítico, lógico e empreendedor de forma fácil e intuitiva;
Promover o desenvolvimento e a valorização de todas as literacias;
Promover competências de leitura e escrita, que conduzam à apropriação e consolidação das literacias, de forma transversal e integrada com recurso ao digital;
Aproximar os alunos às diferentes linguagens (literária, científica, técnica, artística e digital), enriquecendo o exercício da sua cidadania ao longo da vida.