As atividades de Enriquecimento Curricular da Ai9 enquadram-se numa lógica de parceria holística, integrando todas as vertentes necessárias ao pré-escolar e 1º ciclo, contribuindo para uma escola a tempo inteiro, significativa e enriquecedora de aprendizagens.
A nossa organização das Atividades de Enriquecimento Curricular responde às necessidades das escolas suportada numa equipa altamente profissional e qualificada.
A estrutura curricular articula de forma próxima com o Projeto Educativo do agrupamento respondendo às finalidades educativas definidas para a comunidade escolar.
Atividade Física e Desportiva
Conjunto de atividades que promovem o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras das crianças, contribuindo igualmente para um estilo de vida saudável, através da prática desportiva.
Dentro da Atividade Física e Desportiva, dinamizam-se também atividades variadas que possibilitam às crianças o contacto com práticas desportivas diversificadas.
Atividades Lúdico Expressivas
As Atividades Lúdico Expressivas integram várias formas de expressão artística, nomeadamente: a expressão plástica e visual, a expressão musical, o movimento, o drama/teatro, entre outras, podendo estas atividades ser desenvolvidas com um caráter rotativo.
Assim, mobilizam-se várias dimensões cognitivas, ampliando o campo de experiências, aumentando a compreensão de si e do mundo e promovendo o sentido crítico e a exploração desde cedo de diferentes formas de manifestações artísticas como as artes plásticas, o teatro e o drama. Sendo que as artes, e as suas diversas formas de expressões, são áreas indispensáveis ao desenvolvimento global do ser humano deverão ser, por isso, incentivadas ao longo de toda a vida.
Brincadeirar
Aprender a brincar de forma segura, autónoma e feliz.
Conhecer formas de brincar; as brincadeiras do antigamente e ainda, as brincadeiras caraterísticas de outras culturas.
O Brincadeirar é uma atividade completa e complexa em que o papel central é ocupado pelos alunos na escolha da brincadeira, seja ela de cariz livre ou estruturado.
Estas atividades, no âmbito da educação pré-escolar, pretendem garantir o prolongamento de horário e resultam de uma parceria protocolada entre a Autarquia e o Agrupamento de Escolas, sendo a Ai9 a responsável pela sua implementação.
O principal objetivo destas atividades é o fruir por parte da criança, aliado à sua segurança e bem-estar, privilegiando-se a livre escolha e a brincadeira espontânea. Estas atividades são implementadas com a comparticipação das famílias.
As atividades a desenvolver são definidas em cada estabelecimento de acordo com as condições, nº de inscritos e projetos curriculares de cada sala.
O valor a pagar está definido no regulamento “À descoberta dos tempos livres” da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra.
O valor das AAAF terá que ser pago até dia 8 do mês a que respeita, através de referência Multibanco disponibilizada para o efeito, enviada para os contactos colocados na ficha de inscrição.
As CAF têm por objetivo apoiar a escola e os Encarregados de Educação, no horário não letivo, através de atividades pedagógicas específicas, no apoio aos TPC´s e assenta na ideia de que este é o espaço e o tempo da criança, onde ela poderá fazer atividades pouco estruturadas, mas organizadas, lúdicas e pedagógicas.
Os pagamentos deverão ser efetuados até dia 8 do mês a que respeita diretamente à Ai9, através de referência Multibanco disponibilizada para o efeito, enviada para os contactos colocados na ficha de inscrição.
A CAF funciona de acordo com o que está definido no regulamento “À descoberta dos tempos livres” da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra.