fbpx

Para celebrar o 2º aniversário, a Ai9.PT irá realizar um ciclo de conferências, composto por três conferências com os temas Educação, Sociedade e Emprego e em que o foco será o DIGITAL. A digitalização está cada vez mais presente em todas as áreas e devido à situação pandémica torna-se fundamental, sobretudo nos áreas que serão tratadas nas conferências.

A conferência EDUCAÇÃO DIGITAL irá realizar-se no dia 21 de junho, entre as 18 e as 20 horas. Para o debater o assunto da Educação Digital contamos com participação de oradores especialistas de renome nesta temática:  

Neuza Pedro: Professora universitária e investigadora nas áreas de formação de professores, integra atualmente o Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores Português, assume a coordenação do Mestrado em Ensino da Informática e do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, integrando igualmente a Comissão diretiva do Programa Doutoral Technology-enhanced Learning & Societal challenges das Universidades de Aveiro, Lisboa e Minho. 

Marco Bento: Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação (CIEd). Coordenador do Projeto SUPERTABi Maia Project www.supertabi2020.com. Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália,  Google For Education 1st Reference School Portugal. 

Francisco Sousa: Licenciado em Química Aplicada, com estudos em Teoria e Ciência Política (UCP), em Direito da Educação (UL), Gestão (Nova-SBE) e Administração Educativa (ISCTE), foi adjunto do Secretário de Estado da Juventude e Desporto no XIII e XIV Governo (1998 a 2002), director de projectos da Fundação Oliveira Martins (2006 a 2008), e diretor executivo da Fundação Cascais (2008 a 2012), onde foi responsável pela conceção, desenvolvimento e implementação de projetos na área da educação, energia e turismo. Manteve uma coluna de opinião sobre política educativa no Correio da Manhã (2012 a 2014) e foi sócio fundador, secretário-geral e membro da Direção do Fórum para a Liberdade de Educação entre 2003 e 2018. É presidente da Direção da Causas XXI – Associação de Solidariedade Social, que desenvolve projetos para crianças e jovens na área da educação e tecnologia, fundador e CEO da School Advance, empresa de consultoria na área da educação e exerce a função de Administrador do Externato Marista de Lisboa desde 2012.

A moderação estará a cargo de António Gonçalves: Diretor-Executivo da EDUGEP. Licenciado em Biologia pela FCTUC e mestre em Administração e Gestão Educacional pela Universidade Aberta. Formador certificado pelo Concelho Científico de Formação Contínua de professores. Certificado ECDL em competências informáticas. Professor e formador no ensino público, privado, profissional e aprendizagens. Formador de formadores, em contextos diversos. Responsável pela conceção e coordenação de cursos e percursos curriculares diversos. Foi coordenador do Centro Arrábida na educação de adultos durante 13 anos. É elemento da Equipa do Protocolo que implementou projeto de formação para o RETEP em Angola e membro do European Development Institute desde 2017.

 

A conferência SOCIEDADE DIGITAL irá realizar-se no dia 23 de junho, entre as 18 e as 20 horas. Para o debater o assunto contamos com participação de oradores especialistas de renome nesta temática:  

Luisa Ribeiro Lopes: presidente do Conselho Diretivo do .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo nacional, o .pt e Coordenadora Geral da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, com especial destaque para a inclusão e para a inclusão de género, acredita que a Inclusão Digital é Inclusão Social. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, doutoranda em Estudos de Género pela Universidade de Lisboa, integrou vários grupos nacionais e internacionais para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, tendo sido uma das responsáveis pelo projeto Açores: Região Digital, foi membro da Missão para a Sociedade da Informação, sócia fundadora da APDSI, membro do Conselho Estratégico da ACEPI, membro do Comité Executivo do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.

João Baracho: Diretor-Executivo do CDI Portugal – ONG de inclusão social e inovação digital – desde 2013. Foi administrador de empresas a operar na área das tecnologias (Datacomp, Digidoc e Megamedia), responsável nacional por unidades de negócio multinacionais (Siemens Computers e Compaq Computers) e Diretor Comercial na Portugal Telecom. Atualmente é, ainda, Diretor-Geral do Apps for Good Portugal, Presidente da Eslider – Associação Portuguesa para a Inovação Social – Membro do Conselho de Administração da Euclid Network, a Rede Europeia de Inovação Social, membro do conselho fiscal da ACEPI – Associação Portuguesa de Economia Digital e embaixador português para a Educação de Qualidade dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A moderação estará a a cargo de Óscar Santos: Licenciado em Informática de Gestão, Pós Graduado em Gestão e Estratégia Empresarial e Mestre na área das Tecnologias Educativas. Procurando aliar as dimensões de gestão, inovação e tecnologia, e com o foco na modernização do sistema educativo, no desenvolvimento de quadros médios e superiores, de instituições públicas e privadas, e na criação de sistemas e metodologias adequadas ao contexto, foi docente, formador de docentes, consultor, membro de direção da ANPRI e coordenador de vários projetos.
A nível internacional, iniciou a participação em projetos, em 2012, como consultor, numa parceria entre o Ministério de Educação e Ciência (Portugal) e o Ministério de Educação de Angola; mais tarde, como Coordenador Cientifico (2015-2018) num Projeto de cooperação bilateral enquadrado nas estratégias de desenvolvimento e processos de reforma em Angola, decorrentes do Plano Nacional de Formação de Quadros (2013-2020) e Plano Nacional de Desenvolvimento (2013-2017); e, atualmente, como Consultor Sénior para o Ministério de Educação de Angola, no âmbito de um projeto co-delegado da União Europeia.

A conferência EMPREGO DIGITAL irá realizar-se no dia 25 de junho, entre as 18 e as 20 horas. Para o debater este assunto contamos com participação de oradores especialistas de renome nesta temática:  

Fernando José: Licenciado em Direito, detém o Curso Avançado em Gestão Pública e é Pós-Graduado em Direito do Trabalho e da Segurança Social. Tem o Curso Certificado pela OIT em conciliação e mediação de conflitos laborais. Técnico Superior da DGERT e, nesta legislatura, Deputado na Assembleia da República. Desde 2009 que exerce funções de vereador na Câmara Municipal de Setúbal. No seu percurso é de destacar o cargo de Subdiretor Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e as funções de administração e gestão no Fundo de Compensação do Trabalho, Fundo de Garantia e Compensação do Trabalho, Eurofound – Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho, ETF – European Training Foundation e CEDEFOP – Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional. De destacar também as funções como membro da Comissão Laboral no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA e como Delegado Governamental nas Conferências Internacionais e Regionais do Trabalho da OIT. No seu percurso é possível identificar ainda, que foi autarca na Junta de Freguesia de São Julião, Coordenador Desportivo e Cultural do INATEL e Presidente da Direção do Grupo Desportivo e Cultural das Amoreiras.

Filipe Carrera: Orador e formador internacional com vasta experiência no mundo empresarial e académico, que lhe possibilita criar uma experiência de aprendizagem única e bem-humorada:Os seus principais tópicos são: Networking, Marketing Digital, Social Learning, Comunicação, Trabalho Colaborativo e Liderar no Século XXI. Professor em várias Universidades de referência em Portugal, Espanha, Roménia e Equador. Formador e orador em mais de 50 países em 4 continentes, em 3 idiomas (Português, Inglês e Espanhol). Autor de diversos livros sobre o mundo digital disponíveis em 7 idiomas em mais de 80 países.

A moderação estará a a cargo de João CouvaneiroProfessor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Tutor na Universidade Aberta. Tem feito investigação na área da história social e política, com destaque para as temáticas relacionadas com história da educação. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Lecionou em diversos estabelecimentos de ensino básico e secundário. Tem apoiado processos de inovação educacional e de integração das tecnologias em contextos educativos. Reconhecido como Apple Distinguished Educator, foi também finalista da edição mundial do Global Teacher Prize. Integrou a direção da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. É membro do Conselho de Administração do Madan Parque, do Conselho Estratégico Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital e do Conselho Geral de diversas escolas agrupamentos de escolas. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Almada nas eleições autárquicas de 2017, onde assume a vice-presidência e diversos pelouros.

 

Inscreva-se Aqui 

Leave a Reply