fbpx
NotíciasWebinares

Webi9 – Europa

By 21 de março, 2021março 24th, 2021No Comments

Webi9 - Europa

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), que decorrerá entre janeiro e junho de 2021, tem lugar num momento particularmente difícil, em que a pandemia de COVID-19 e as suas consequências socioeconómicas representam um desafio sem precedentes para a UE e os seus Estados-Membros, requerendo ação decisiva e abrangente, temos como missão reforçar a confiança no modelo social europeu, promovendo uma União assente nos valores comuns da solidariedade, da convergência e da coesão, capaz de agir de forma coordenada para recuperar da crise.

Um novo ciclo se inicia, com a entrada em vigor do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 e com a implementação do inovador conjunto de instrumentos que irão possibilitar a recuperação e a resiliência da Europa, a aprovação e implementação dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência será uma das prioridades.

Muitas são as questões que se colocam sobre o que é e o que pretende ser a Europa das próximas décadas. Portugal, como membro efetivo deste “clube”, que papel deve e pretende desempenhar nesta Europa, conciliando os interesses nacionais com os grandes desígnios que a Europa global parece significar. A recuperação terá que ser sustentável e inovadora com prioridades bem definidas como a implementação do Pacto Ecológico Europeu e dos compromissos em matéria de redução de emissões no combate às alterações climáticas; e ao reforço da transição energética, da mobilidade sustentável e da economia azul (oceânica). Acelerar a transição tecnológica e promover a liderança europeia na economia digital, na área dos dados e da conectividade, com base em valores éticos. Estas e outras questões decorrentes, são o espaço de focagem do próximo Webi9 da AI9 sobre a Europa, em que o destino do nosso País se coloca de forma intrincada com as decisões globais tomadas em sede da União Europeia.

Vamos debater o tema, enquadrados na visão, no programa e nos instrumentos financeiros, utilizando o lema da nossa Presidência: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

9 de abril de 2021
21h00
Via ZOOM
Participação gratuita mas com inscrição obrigatória

Oradores

Teresa Almeida

Presidente da CCDR LVT

Maria Teresa Mourão de Almeida é a Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) -- e por inerência a Gestora do Programa Operacional Regional “Lisboa2020 “ -- posição que ocupa desde junho de 2019, como já havia ocorrido entre 2010 e 2012.

Licenciada em Arquitetura, apresenta um longo currículo nas áreas da gestão territorial e urbanística tanto na Administração Central como nas autarquias locais, percurso do qual se podem destacar as funções como Vereadora na Câmara Municipal de Setúbal (com os pelouros da Habitação, do Urbanismo e das Obras Municipais), Governadora Civil do Distrito de Setúbal, e Diretora do Departamento do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa. Mais recentemente foi também a gestora do Programa Operacional “MAR2020”.

Carlos Gaspar

Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais

Investigador integrado do Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI NOVA). Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa. Assessor do Instituto de Defesa Nacional. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro da Associação Portuguesa de Ciência Política. Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano.

Antigo Conselheiro do Presidente António Ramalho Eanes (1977-1986), do Presidente Mário Soares (1986-1996) e do Presidente Jorge Sampaio (1996-2006), foi Director do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (2006-2011) e Professor catedrático convidado da Universidade Nova de Lisboa (2006-2020). Foi investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e docente em várias instituições universitárias portuguesas desde 1988.

Leave a Reply