fbpx

9 de fevereiro, XXI horas (21 horas)

inscrições aqui

Orla Costeira e Zonas Estuarinas – Espaços de interface ambiental, ecossistemas, modelos de desenvolvimento, barómetros de qualidade ambiental

A linha de costa de Portugal continental tem uma extensão aproximada de 987 km, e a zona costeira apresenta do ponto de vista biogeofísica uma grande diversidade litológica, morfológica, biológica e paisagística. 

Os concelhos do litoral suportam cerca de 3/4 da população e geram cerca de 80% do PIB. A tendência migratória para o litoral persiste, aumentando a atividade económica, especialmente o turismo, e gerando frequentemente pressões e conflitos com os valores ambientais.  

Vamos analisar os desafios que existem no caminho para uma gestão integrada e sustentável da zona costeira Portuguesa, o debate irá centrar-se em 2 horizontes temporais o presente/curto prazo e o futuro/longo prazo. 

Como oradores convidados temos Ana Paula Vitorino, deputada da Assembleia da República e ex-ministra do mar; Gonçalo Calado, professor catedrático e Vice-Reitor para a Investigação e Internacionalização na Universidade Lusófona, em Lisboa, onde leciona as disciplinas de Ecologia e Biologia Marinha; e Francisco Ferreira, engenheiro do ambiente, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e diretor da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

 

Leave a Reply